Quando a discordância gera violência… ou… A internet trabalhada na deselegância

Publicado: janeiro 17, 2011 em O que eu não entendo...

Sinceramente, não sei sobre o que falar nesse post. Não por falta de conteúdo, mas por excesso. Primeiro, leio uma pobre menina escrever num portal e ser esculachada nos comentários apenas porque fez algumas afirmações generalistas. A garota quis passar seu ponto de vista usando uma generalização: todo gringo é ruim de pegada. Tá, ela pegou gringos errados. Tá, nem todos os brasileiros são essa coca-cola toda que ela quis passar. Mas qual é a razão pela qual as pessoas se acham no direito de xingar a menina de idiota, de aconselhar que ela tenha mais “sapiência” ao escrever, de dizer que o post é muito ruim e praticamente mandá-la desistir de escrever? As pessoas acabaram sendo desrespeitosas, mostrando-se revoltadas com um simples ponto de vista sobre a afirmação “todo gringo é ruim de pegada”. Imagina falar da mãe.

Como as pessoas são na internet: "poupem-me de tão tolas discordâncias..."

Como elas são na verdade: "Muleque burro, sabe de nada..."

Entro em outro portal e leio um artigo até interessante que trata da frase “bandido bom é bandido morto”. Existe uma polêmica embutida e esperada nesse tipo de tema, há exasperações e defesas apaixonadas da pena de morte ou dos direitos humanos, isso dá pra levar. Mas, ofensas pessoais ao autor, falar que começou mal, que o texto é péssimo porque não reflete a opinião de quem comenta, atentar contra as experiências pessoais do autor, eu não consigo entender. É um pouco demais.

Faltou, na minha singela apreciação, que em ambos os posts as pessoas reconheçam o espaço aberto a discussão, antes de atacarem pessoalmente a pessoa que opina, que está ali a escrever. Vamos falar dos gringos ruins de pegada, ou que a moça pegou os gringos errados. Vamos falar que o ponto não é o bandido ser preto, branco, amarelo, colarinho branco ou ladrão de galinha, mas da propensão da sociedade em eliminar o que não lhe convém, varrendo pra debaixo do tapete seus próprios produtos.  Vamos falar da teoria da descarga social. Mas atacar aos outros pessoalmente, na sua dignidade, não traz qualquer contribuição, apenas incita a violência e rompe o diálogo saudável.

Não sei se é a proteção do anonimato, ou se as pessoas mal-educadas usam mais a internet, mas fato é que tenho visto isso se repetir bastante. E isso é algo que eu não entendo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s